Como nossas jornadas acontecem no ambiente remoto

 

ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE PARA TRABALHO REMOTO

Nesta nova realidade, precisamos redesenhar processos e propostas, experimentar novos processos, descobrir rapidamente o que funciona e o que não funciona, aprender com isso e melhorar continuamente.

Diante da nova normalidade, um cenário e contexto, não identificado dado suas características, disponibilizamos os serviços remotos de design indicados para te ajudar, você e sua organização a construir  melhores e mais flexíveis para um mercado em constante mudança.

RESEARCH À DISTÂNCIA

Research à distância é uma ferramenta muito bem estabelecida e poderosa.

Apresenta resultados sólidos e permite transmitir entrevistas diretamente em sessões de grupo, ou individuais, permitindo a captação de informações que ajudam a desenhar cenários para análise ou testar hipóteses  para a organização.

Como:

  • Fotografias/vídeos online (como diary tools, whatsapp) para obter insights enriquecedores.
  • Salas de chat online (com WhatsApp ) para entrevistar os participantes.
  • Salas de reunião online (com: Whereby, Skype, Google Hangouts, Zoom, Webex Zoom) para sessões de grupo ou individuais.
  • Ferramentas de compartilhamento online para realizar e compartilhar testes realizados.

 

WORKSHOPS REMOTOS

Estamos realizando sessões/encontros de colaboração remotas para pequenos e grandes grupos de projeto.

Organizamos todas as atividades possíveis do processo de design, desde o brainstorming, clustering, visualização, priorização, até ao customer journey  mapping (jornada do usuário) ou desenvolvimento de modelos de  proposta de valor.

Como fazemos:

  • Salas de reunião online (com: Skype, Google Hangouts, Zoom, Webex) são a base para o contato ‘cara a cara’,  em salas individuais ou grupos.
  • Ferramentas de colaboração online (com:  MIRO,  Jamboard, Trello e FunRetro) para o mapeamento, análise, agrupamento e priorização de journeys.
  • Armazenamento de documentação online (como o Google Apps) para trabalhar em conjunto, com  apresentações e documentos de texto.

DESIGN SPRINT REMOTO

Os sprints de design são uma ferramenta que permite o desenho de cenários para identificação  dos problemas mais importantes,  análise e mapeamento de oportunidades, com geração de soluções e validação e validação de hipóteses.

O modelo praticado tem como base o roteiro que é praticado pelo Google Ventures, elaborado por Jake Knapp, que pode ser encontrado no livro Sprint.

Com modelo e cadência desenvolvido em nosso grupo, executamos tais eventos com equipes remotas alcançando o sucesso esperado.

Quais são as procedimentos:

  • Combinação de salas de reunião digitais e ferramentas de colaboração online, tal como os habituais workshops remotos.
  • Utilização de ferramentas de prototipagem online (como o Marvel & Sketch)

 

GESTÃO DE PROJETOS E STAKEHOLDERS

Muitos acreditam que o trabalho com equipes remotas é muito complexo mas, nosso aprendizado com ferramentas virtuais em diferentes cenários (organizações e escola) nos permitiu desenvolver uma cadência com a equipe que facilita a comunicação, gestão de riscos, engajamento e colaboração.

A gestão da mudança é feita com acompanhamento dentro de um ciclo de interação em sprints, que seguem as seguintes etapas:

  • Planning – Planejamento da jornada.
  • Timebox – Execução sempre pautada em 1/2 semanas de construção.
  • Review – Apresentação dos resultados em showcase.
  • Retrospectiva – Avaliação da prática proposta pelo modelo e ajustes necessários.
Venha nos conhecer e traga o seu desafio.
Conta com a gente